Objeto InertialMovement

.html ›› .html ›› .html ››
Parent Previous Next

Objeto InertialMovement

Este objeto é responsável por calcular movimentos inerciais em janelas e scrolls de janela. Movimento Inercial é aquele movimento produzido quando você "joga" o dedo numa tela touchscreen e a tela continua "scrollando" por conta própria.


Características

Propriedades e atributos

Propriedade

Tipo

Descrição

active

Boolean

Define se o objeto está ativo ou não. Seu valor padrão é true e quando for false não invoca eventos.


animated

Boolean

true - O objeto irá calcular movimentações inerciais


false - O objeto não irá calcular movimentações inerciais.


Valor padrão: true


decelerationRate

Double

Um número que define a desaceleração do movimento inercial.


O valor padrão é 5.75 e quanto maior este número, mais rápido o movimento inercial chega ao fim.




Métodos

Método

Descrição

inertialMov:setPos(x, y)

Define onde se encontra a posição do item/scroll.


Parâmetros:

  • x - um número contendo a posição no eixo X.
  • y - um número contendo a posição no eixo Y.


inertialMov:getPos()

Retorna onde está a posição atual do item/scroll.


Retorna:

  • Dois números, o primeiro contendo a posição no eixo X e o segundo contendo a posição no eixo Y.


Exemplo de uso:

local posX, posY = inertialMov:getPos();


inertialMov:setBounds(minX, minY, maxX, maxY)

Define os limites de posição do item/scroll.


Parâmetros:

  • minX - Posição mínima no eixo X
  • minY - Posição mínima no eixo Y
  • maxX - Posição máxima no eixo X
  • maxY - Posição máxima no eixo Y


inertialMov:pointerDown(x, y)

Invoque este método quando o mouse/touch for pressionado em algum lugar.


Parâmetros:

  • x - um número contendo a posição no eixo X do clique/toque.
  • y - um número contendo a posição no eixo Y do clique/toque.


inertialMov:pointerMove(x, y)

Invoque este método quando o mouse/touch se mover pela tela.


Parâmetros:

  • x - um número contendo a NOVA posição no eixo X do mouse/dedo.
  • y - um número contendo a NOVA posição no eixo Y do mouse/dedo.


inertialMov:pointerUp(x, y)

Invoque este método quando o botão do mouse for solto/quando o dedo soltar da tela.


Parâmetros:

  • x - um número contendo a onde no eixo X o mouse/toque foi liberado.
  • y - um número contendo a onde no eixo Y o mouse/toque foi liberado.


inertialMov:pointerLeave()

Invoque este método quando o mouse/toque sair dos limites do controle da tela.


inertialMov:pointerWheel(deltaX, deltaY)

Invoque este método quando o usuário rolar a rodinha do mouse.


Parâmetros:

  • deltaX - um número contendo a variação do eixo X, isto é, o quanto se pretende scrollar no eixo X.
  • deltaY - um número contendo a variação do eixo Y, isto é, o quanto se pretende scrollar no eixo Y.




Eventos

Nome do evento

Descrição

onChange

Este evento é invocado quando o objeto possuir novas coordenadas para seu item/scroll.


Utilize o método "getPos" para descobrir a nova posição.



Exemplos

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easily create PDF Help documents