Arquivo de Definição de Frame

.html ›› .html ›› .html ››
Parent Previous Next

Arquivo de Definição de Frame

Todo frame é definido por um documento XML que segue o padrão descrito neste tópico.


Importante: Não é possível utilizar as tags do Lua Form na definição de frames. O documento de definição de frames possui seu próprio conjunto de tags e atributos.


Estrutura do documento XML de definição de frame

Todo documento de XML de definição de frame deve ter a tag frame como tag raiz.

Tag frame


Atributos:

Propriedade

Tipo

Valor Padrão

Descrição

width

Float

<Não há valor padrão e deve ser preenchido>

A largura em que o frame foi definido.


Todo o restante do frame será interpretado usando esta largura como base.


height

Float

<Não há valor padrão e deve ser preenchido>

A altura em que o frame foi definido.


Todo o restante do frame será interpretado usando esta altura como base.


autoScaleX

Boolean

false

Indica como o frame deve se comportar ao ser apresentado em um tamanho diferente do que foi definido.


true - O conteúdo do frame será esticado ou comprimido no eixo X para equivaler à nova largura.


false - O conteúdo do frame será reposicionado no eixo X, respeitando o ancoramento de cada item do conteúdo do frame.


autoScaleY

Boolean

false

Indica como o frame deve se comportar ao ser apresentado em um tamanho diferente do que foi definido.


true - O conteúdo do frame será esticado ou comprimido no eixo Y para equivaler à nova altura.


false - O conteúdo do frame será reposicionado no eixo Y, respeitando o ancoramento de cada item do conteúdo do frame.



Tags filhas:

Tag filha

Quantidade

Descrição

borders

0 ou 1. (opcional)

Descreve o tamanho das bordas que o frame possui.


Leia mais em Tag borders


draw

0 ou 1. (opcional)

Define os itens que serão desenhados no frame.


Leia mais em Tag draw.


Estes itens são desenhados embaixo dos controles Lua Form de onde o frame for aplicado.


postdraw

0 o ou 1. (opcional)

Define os itens que serão desenhados após o conteúdo do frame ser desenhado.


Leia mais em Tag postdraw.


Estes itens são desenhados em cima dos controles Lua Form de onde o frame for aplicado.


regions

0 ou 1. (opcional)

Define as regiões que este frame possui. Usado para alinhar controles Lua Form no lugar correto do frame.


Leia mais em Tag regions.



Tag borders


Atributos:

Propriedade

Tipo

Valor Padrão

Descrição

left

Float

0.0

Define o tamanho da borda esquerda do frame.


top

Float

0.0

Define o tamanho da borda superior do frame.


right

Float

0.0

Define o tamanho da borda da direita do frame.


bottom

Float

0.0

Define o tamanho da borda inferior do frame.




Tag draw

Esta tag contém todos os elementos que são desenhados no frame.


Atributos: Esta tag não possui atributos


Tags filhas:

Tag filha

Quantidade

Descrição

image

0 ou várias vezes. (lista)

Cada tag image representa uma imagem que será desenhada.


Leia mais em Tag image.





Tag postdraw

Esta tag contém todos os elementos que são desenhados no frame.


Atributos: Esta tag não possui atributos


Tags filhas:

Tag filha

Quantidade

Descrição

image

0 ou várias vezes. (lista)

Cada tag image representa uma imagem que será desenhada acima do controles Lua Form.


Leia mais em Tag image.




Tag image


Atributos:

Propriedade

Tipo

Valor Padrão

Descrição

left

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Define onde, no eixo X, a imagem será desenhada.

top

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Define onde, no eixo Y, a imagem será desenhada.

right

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Define onde, no eixo X, a borda direita da imagem será desenhada.


A largura da imagem será equivalente a ("right" - "left")


bottom

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>

Define onde, no eixo Y, a borda inferior da imagem será desenhada.


A altura da imagem será equivalente a ("bottom" - "top")


overflowX

Enumerado:

  • "none"
  • "tile"
  • "stretch"
  • "center"

"tile"

Define como a imagem será desenhada no eixo X quando a largura a desenhar for diferente da largura definida.


"none": A imagem será desenhada apenas uma vez, a cortando se o tamanho diminuir.


"tile": A imagem será desenhada várias vezes para que ocupe o novo tamanho.


"stretch": A imagem será encolhida ou espichada para o novo tamanho.


"center": A imagem será desenhada apenas uma vez no centro.


overflowY

BoEnumerado:

  • "none"
  • "tile"
  • "stretch"
  • "center"


"tile"

Idem ao atributo "overflowX", porém agora analisando a altura e o eixo Y da imagem.


zOrder

Float

0.0

Define a ordem em que esta imagem será desenhada.


A image que tiver o menor zOrder será desenhada embaixo das outras, enquanto a que tiver maior zOrder será desenhada acima.



Tags filhas:

Tag filha

Quantidade

Descrição

source

1 vez (preenchimento obrigatório)

A tag source contém informações sobre qual imagem será desenhada.


Leia mais em tag source.


Observação:

Enquanto a tag image possui informações relacionadas ao "onde a imagem será desenhada", a tag source possui informações de qual imagem será desenhada.




anchors

0 ou 1 (opcional).

Define como a imagem será ancorada quando o frame for desenhado com um tamanho maior ou menor do que o definido.


Leia mais em tag anchors


A ausência desta tag implica no ancoramento "left e top".

 


Tag source


Atributos:

Propriedade

Tipo

Valor Padrão

Descrição

url

String

<Não há, preenchimento obrigatório>


Caminho do arquivo da imagem que será desenhada na tela.


Contém um caminho relativo à pasta em que se encontra o arquivo ".xml" de definição deste frame.


left

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Este atributo é usado para definir qual parte da imagem, informada pelo atributo "url", será desenhada na tela. 


É possível desenhar a imagem inteira, ou apenas um pedaço/retângulo dela (o que é bastante útil).


Medido em pixels, informa a posição esquerda do pedaço/retângulo que será desenhado na tela.


top

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Medido em pixels, informa a posição superior do pedaço/retângulo que será desenhado na tela.


Veja a descrição do atributo "left".

right

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Medido em pixels, informa a posição da direita do pedaço/retângulo que será desenhado na tela.


Veja a descrição do atributo "left".


bottom

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>

Medido em pixels, informa a posição inferior do pedaço/retângulo que será desenhado na tela.


Veja a descrição do atributo "left".



Tags filhas: 

       Não há tags filhas.



Tag anchors

Define o ancoramento do componente. 
Quando o frame for desenhado com um tamanho diferente do desenhado, o componente mantém sua posição relativa baseada em sua âncora.



Atributos:

Propriedade

Tipo

Valor Padrão

Descrição

left

Boolean

false

Quando true, define um âncora à esquerda.


Leia as observações abaixo desta tabela.


top

Boolean

false


Quando true, define um âncora acima.


Leia as observações abaixo desta tabela.


right

Boolean

false


Quando true, define um âncora à direita.


Leia as observações abaixo desta tabela.


bottom

Boolean

false

Quando true, define um âncora abaixo.


Leia as observações abaixo desta tabela.



Comportamento de âncora:


O comportamento das âncoras “top” e “bottom” é o mesmo das âncoras “left” e “right”, porém agora no eixo Y.



Tags filhas: 

       Não há tags filhas.



Tag regions

Esta tag contém uma lista de tags region, que define regiões no frame que poderão ser usadas para alinhar tags/controles Lua Form posteriormente. Saiba mais em Frames e Regiões.


Atributos: Esta tag não possui atributos


Tags filhas:

Tag filha

Quantidade

Descrição

region

0 ou várias vezes. (lista)

Cada tag image representa uma região do frame


Leia mais em Tag region.




Tag region


Atributos:

Propriedade

Tipo

Valor Padrão

Descrição

name

String

<Não há, preenchimento obrigatório>


Define um nome para esta região para que possa ser usada posteriormente por um controle Lua Form. Saiba mais em Frames e Regiões.


left

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Define, onde no eixo X, é a posição esquerda desta região no frame.

top

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Define, onde no eixo Y, é a posição superior desta região no frame.

right

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>


Define, onde no eixo X, é a posição da direita desta região no frame.


A largura da região será equivalente a ("right" - "left")


bottom

Float

<Não há, preenchimento obrigatório>

Define, onde no eixo Y, é a posição inferior desta região no frame.


A altura da região será equivalente a ("bottom" - "top")


autoScaleX

Boolean

false

Indica como as sub-regiões desta região devem se comportar ao ser apresentadas em um tamanho de frame diferente do que foi definido.


true - As sub-regiões serão esticadas ou comprimidas no eixo X para equivaler à nova largura.


false - As sub-regiões serão reposicionadas no eixo X, respeitando seus ancoramentos.


autoScaleY

Boolean

false

Indica como as sub-regiões desta região devem se comportar ao ser apresentadas em um tamanho de frame diferente do que foi definido.


true - As sub-regiões serão esticadas ou comprimidas no eixo Y para equivaler à nova altura.


false - As sub-regiões serão reposicionadas no eixo Y, respeitando seus ancoramentos



Tags filhas:

Tag filha

Quantidade

Descrição

anchors

0 ou 1 (opcional).

Define como a região será ancorada quando o frame for desenhado com um tamanho maior ou menor do que o definido.


Leia mais em tag anchors


A ausência desta tag implica no ancoramento "left e top".

 

regions

0 ou 1 (opcional).

Define as sub-regiões desta região. 


Leia mais em Tag regions.



Exemplos

Veja os exemplos em Exemplos de frames.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Create cross-platform Qt Help files