Tag form

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Tag form

A tag/componente form representa uma ficha, um formulário ou uma janela do plug-in. 

As principais características do form são:

Herança

O form possui todas as características de um controle qualquer. Veja Características de todas as tags visuais.

Características

Além das características herdadas, o form possui também as seguintes características:

Propriedades e atributos da tag FORM

Propriedade

Tipo

Valor Padrão

Descrição

title

String

<string vazio>

Define o título do formulário.


Este título pode ser apresentado em vários lugares, como identificação da ficha (se for um modelo de ficha) ou como título de janela.


description

String

<string vazio>

Define um texto descritivo do formulário.


Se for um modelo de ficha, este valor pode ser apresentado ao usuário durante a criação do personagem.


dataType

String

<string vazio>

Define um tipo de dados que este formulário é capaz de editar.


Se você está criando uma ficha nova, você deve inventar este texto. A partir de então, este será o identificador da sua ficha!


Este campo deve ser preenchido se você estiver criando uma janela acoplável de mesa que salve dados em um NodeDatabase armazenado no servidor RRPG. Neste caso, o dataType serve para identificar qual NodeDatabase da mesa deverá ser aberto para salvamento de dados.


O valor deve possuir ao menos 5 caracteres alfanuméricos, "_" ou "." e não deve começar com um dígito.


Exemplos:

“RRPG.MeuNome.DnD5”
“br.com.Meusite.VampiroAMascara”

"br.com.MeuSite.MeuTablesDock"


formType

Enumerado:

  • “undefined”
  • “sheetTemplate”
  • "tablesDock"

“undefined”

Define a finalidade deste formulário.


“sheetTemplate” – Este formulário é um modelo de ficha.


"tablesDock" - Este formulário é uma janela acoplável de mesa. Importante: Se você quiser que sua janela acoplável de mesa salve dados em um NodeDatabase armazenado no servidor RRPG, preencha também a propriedade "dataType". Janelas acopláveis são visíveis apenas para assinantes Gold e/ou em mesas onde seu criador for Gold Plus.


“undefined” – Este formulário não tem uma finalidade bem definida e pode ser usado para várias finalidades diferentes. O RRPG não fará nenhum tratamento especial.


theme

Enumerado:

  • “default”
  • “light”
  • “dark”

“default”

Define o tema de cores que os componentes visuais terão neste formulário.


“default”: Tema padrão (cores escuras).

“light”: Tema de cores claras.

“dark”: Tema de cores escuras.


Observação: Mesmo que outros temas sejam adicionados futuramente, "default" sempre usará cores escuras.


lockWhileNodeIsLoading

Boolean

true

Quando true, o form apresenta o texto “carregando” e trava a interface enquanto o NodeDatabase associado estiver baixando dados.


minWidth

Float

<o mesmo que width>


Quando dentro de uma tag flowLayout ou quando for um item de uma tag recordList layout "horizontalTiles" ou "verticalTiles",

define a largura mínima que este form pode assumir, o tornando adaptável ao "tamanho da tela".


Quando não definido, o valor "width" será usado e, portanto, o form não mudará sua largura de forma dinâmica.


maxWidth

Float

<o mesmo que width>


Quando dentro de uma tag flowLayout ou quando for um item de uma tag recordList layout "horizontalTiles" ou "verticalTiles",

define a largura máxima que este form pode assumir, o tornando adaptável ao "tamanho da tela".


Quando não definido, o valor "width" será usado e, portanto, o form não mudará sua largura de forma dinâmica.


isShowing

Boolean

False

(Somente Leitura) Esta propriedade contém True se o form está sendo exibido na interface do usuário ou false se o form não está visível.


cacheMode

Enumerated:

  • “none”
  • “time”


"none"

Determines if and how the form can be cached to improve the performance of loading character sheets or showing items on record lists/grid record lists.


  • "none" - No caching. When instances of this form are needed, new instances are always freshly allocated.

  • "time" - Cached by time. When instances of this form are no longer needed (e.g., because a character is closed or an item is removed from a grid record list), the SDK3 will keep the instance alive for 1 minute. When instances of this form are needed, the SDK3 will reuse cached free instances of this form instead of allocating a new one.


Remarks:

  • Prior to SDK version 3.7, the SDK always used the "time" cache mode implicitly.
  • Caching forms can lead to significant performance gains, but the programmer needs to prepare their code for the reuse behavior: the same instance can be used to display more than one character's data.



Métodos da tag FORM

Método

Descrição

form:setNodeObject(nodeObject)

Define em qual objeto nodo de um NodeDatabase os controles de edição deste formulário devem salvar os dados.


Parâmetros:

  • nodeObject – Um objeto Nodo (de um NodeDatabase) ou nil.


Ver: 


form:getNodeObject();

Retorna o objeto nodo (de um NodeDatabase) no qual os controles de edição deste formulário devem salvar os dados.


nil é retornado quando não há nodo associado.


Ver: 


form:lockWithActivity([msg])

Desabilita a interação do usuário com o formulário exibindo um indicador de atividade e, opcionalmente, uma mensagem.


Ideal quando você quer fazer o usuário aguardar a conclusão de algum processo qualquer antes de voltar a interagir com a interface.


Parâmetros:

  • (OPCIONAL) msg - uma cadeia de caracteres contendo a mensagem que será exibida na interface.


Observações:

  • Este método segue uma ideia de pilha: Você pode invocar este método mais de uma vez. Para cada chamada a este método, deve haver uma chamada do método unlockWithActivity para destravar a interface. A mensagem exibida será sempre a da última chamada ao método.


form:unlockWithActivity()

Volta a habilitar a interação entre o usuário e a interface que foi previamente travada pelo método form:lockWithActivity


Retorna true se o form foi realmente liberado, ou false se precisar de mais chamadas de unlockWithActivity para isso.


Eventos da tag Form

Nome do evento

Descrição

onNodeReady


Este evento é invocado quando o objeto nodo de um NodeDatabase associado a este formulário está pronto para ser usado.


Quando este evento é chamado, você pode assumir:

  • a variável "sheet" do LuaForm está diferente de nil e possui uma referência válida para um objeto nodo.
  • O processo de carregamento do nodeDatabase associado já chegou ao fim. Você já consegue acessar os dados armazenados nele normalmente.


onNodeUnready


Este evento é invocado quando o objeto nodo de um NodeDatabase associado a este formulário deixa de estar pronto para ser usado.


Quando este evento é chamado, você pode assumir:

  • a variável "sheet" do LuaForm não contém mais uma referência válida para um objeto nodo.


onNodeChanged

ou

onScopeNodeChanged


Este evento é invocado um objeto nodo de um NodeDatabase é associado ou desassociado a este formulário.


Ver NodeDatabase


onShow

Este evento é invocado quando o formulário for ficar visível na interface.


onHide

Este evento é invocado quando o formulário for ser escondido/fechado.



Veja também Tratando eventos do Lua Form.

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